O que é o Game Design Document?

Desenho de videojogos

Redacción Tokio | 23/09/2021

Já paraste para pensar no que está por de trás de um videojogo? Existe algum tipo de guião, como é gerado e que especialista se encarrega de desenvolver esses produtos audiovisuais? Hoje vamos falar sobre o documento de design ou Game Design Document (GDD) e vamos responder a todas as tuas perguntas a respeito desse assunto.

O Game Design Document é o equivalente ao esqueleto do videojogo

Pode-se dizer que o documento de design ou Game Design Document é uma síntese do que o videojogo vai ser (conceito, história, género, número de plataformas, equipa de produção…) e a base do seu futuro desenvolvimento.

 

Arte conceptual nos videojogos

O setor dos videojogos está em constante expansão e a uma velocidade quase exorbitante, o que torna muito difícil encontrar profissionais atualizados e formados neste setor. São precisos especialistas e visionários, capazes de criar rapidamente uma ideia do produto final e um guia para o seu desenvolvimento, ou seja, criadores de arte conceptual para videojogos.

Concept Art

“Concept art é uma forma de ilustração cujo objetivo principal é transmitir uma representação visual de um design, uma ideia e / ou ambiente para utilização em filmes, videojogos, animação ou BD, antes de o colocar no produto final.”

Criar videojogos não é uma tarefa fácil, por mais lúdico que possa vir a ser mais tarde, a verdade é que é necessário um trabalho prévio de design e criatividade: design de personagens, materiais, luz, uma variedade de cenários e infinitos elementos que dependem das habilidades criativas do designer de videojogos.

É justamente o Game Design Document que deve capturar com a maior precisão, as ideias que mais tarde serão recriadas e o maior número de detalhes possíveis para facilitar a sua compreensão e encenação.

O Game Design Document é o esboço anterior à arte do seu criador, o designer.

Muitos videojogos usam a Concept Art para desenvolver o videojogo e como método para promovê-lo. É muito difícil encontrar um jogo em que haja especificamente uma secção de animação ou programação nos extras, mas geralmente há sempre uma secção de arte com alguns designs e ilustrações dos artistas que trabalharam no projeto.

Inicialmente, a arte conceptual começou por utilizar técnicas manuais e artesanais em papel, tela e tecidos. Obviamente isso mudou graças à evolução, sendo hoje em dia quase totalmente digital e, além disso, tornou-se numa disciplina com um nível de trabalho muito elevado.

Os grandes artistas da Concept Art não trabalham apenas com videojogos, também projetam cenários e personagens para filmes e até fazem exposições.

 

Cria videojogos com o Unity

Embora tenhamos deixado claro que o design de videojogos pode ser considerado uma arte, são necessários uma série de conhecimentos e uma sólida formação que possa servir de base ao designer que se queira tornar num profissional. Na Tokio, oferecemos-te uma Carreira Profissional com um programa dinâmico e bastante completo para que possas tornar-te num verdadeiro criador, designer e programador de videojogos. E uma das ferramentas que terás de manipular perfeitamente será o Unity, um motor de criação de videojogos.

 

O que é Unity?

O Unity é um motor de videojogos multiplataforma criado pela Unity Technologies e está disponível como uma plataforma de desenvolvimento para Microsoft Windows, OS X e Linux.

Este software encarrega-se de juntar tudo o que vamos usar nosso videojogo: modelos 2D ou 3D, animações, música, física, efeitos sonoros, interatividade, gameplay ou jogabilidade. Tudo para que possas criar diferentes mundos e níveis no teu videojogo e, posteriormente, exportá-lo para consolas, PCs e smartphones.

O Unity vai comunicar todas as instruções ao teu processador e à tua placa de vídeo ou placa gráfica, para que as imagens dos mundos sejam geradas.

Unity é o braço direito do criador de videojogos, enquanto um cuida dos detalhes, o outro desenha com calma.

 

Que comece o jogo!

Como um motor de jogos, o Unity fornece uma arquitetura de software de alto rendimento que permite que te concentres no desenvolvimento dos melhores efeitos para o teu jogo, enquanto ele cuida dos detalhes mais técnicos, como a renderização em tempo real, scripts, áudio e o user interface ou interface do utilizador.

O Unity proporciona uma grande praticidade durante todo o processo de criação que vem após o Game Design Document e otimiza o teu trabalho para que os resultados obtidos sejam profissionais e dignos de um especialista em criação, design e Programação de Videojogos.

Tudo isso e muito mais é o que te espera na Tokio, se decidires formar-te nesta divertida e interessante área do design de videojogos. Não te esqueças que cada vez mais as empresas exigem este tipo de profissionais, especialistas focados em procurar eficiência no desenvolvimento de ideias inovadoras que surpreendam e maximizem a experiência do utilizador.


Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Pode também estar interessado em...

Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Todas as formações em Tokio School incluem:

Desde 1.800 €

I.V.A. incluído

  • Formação 100% online
  • Más de 150 clases telepresenciales/mes
  • Masterclass complementares
  • Assessoria pedagógica
  • Formação em inglês
  • Estágio em empresas de referência
  • Tokio Net (alertas de emprego durante 5 anos)
  • E, além disso, 2 anos para concluires a tua formação

Descargar índice do programa