A história do Java, a linguagem fetiche dos geeks

Programação

Tokio School | 21/07/2021

A história do Java converteu-o numa das linguagens de programação mais importantes da atualidade, e tanto profissionais como empresas valorizam as suas diversas propriedades na hora da criar qualquer projeto digital.

Atualmente é utilizado tanto em data centers como em mobile, tem inúmeras funções na Internet, em sistemas informáticos… e o seu crescimento é imparável. O objetivo dos seus criadores era parecido, embora nunca tivessem imaginado o sucesso que viria a ter. Para descobrir isso vamos regressar ao ano de 1994. Descobre a história do Java connosco!

 

Os significados ocultos do Java

Java tem muitas definições. Uma delas é a que se refere à linguagem de programação homónima. Pois, efetivamente, esta linguagem digital foi desenvolvida para servir de complemento à plataforma Java da Sun Microsystems (hoje parte da Oracle).

O que procuravam era a criação de funções através deste “idioma”, que posteriormente pudessem ser aplicadas em outros ambientes virtuais compatíveis sem a necessidade de criar do zero a mesma codificação.

Java, no entanto, tem outros significados, pois também lhe foi atribuída uma nomenclatura baseada em acrónimos.

De acordo com essa teoria, que não está oficialmente confirmada, cada letra de JAVA está relacionada com as iniciais dos developers responsáveis ​​pela sua existência: James Gosling (de quem tira a inicial J), Arthur Van Hoff (de quem tira o A e V) e Andy Bechtolsheim (cujo nome é A).

Existem muitas outras teorias, por exemplo, uma relaciona JAVA a “Just Another Vague Acronym“, que se traduz como “Apenas Outro Acrónimo Ambíguo”.

No entanto, os seus criadores são famosos por relacionar elementos do seu ambiente ao nome das suas criações.

 

Das árvores ao café: a curiosa história do Java

No início, esta linguagem de programação foi chamada Oak, porque Gosling tinha um carvalho ao pé do seu escritório, mas essa marca já estava registada no setor e teve de ser descartada.

A seguir escolheram Green (verde em inglês), mas comercialmente não tinha muito valor.

O nome definitivo é o que todos já conhecemos, mas quem conhece a história do Java sugere que o seu nome é uma homenagem a um café perto do local onde seus criadores trabalhavam.

Não se sabe se a hipótese está correta, mas é reforçada pelo logótipo desta linguagem de programação: uma chávena de café quente.

 

História do Java: o nascimento de uma estrela

A equipa original da empresa era formada por James Gosling, Eric Schmidt, John Gaga, Patrick Naughton e Wayne Rosing, e durante os meses de junho e julho de 1994, esta equipa de profissionais desenvolveu uma plataforma Java baseada numa máquina virtual e uma linguagem muito semelhante ao C ++. Ao mesmo tempo foi também desenvolvido um navegador compatível, o HotJava.

Nesse mesmo ano, todos os projetos foram apresentados com sucesso, aos gerentes da Sun Microsystems. No entanto, eles tiveram de esperar até meados de 1995 para uma apresentação oficial por parte da empresa.

Uma melhoria continua

Essa espera permitiu que o Java evoluísse trazendo uma novidade muito interessante. Não iria funcionar apenas nos navegadores próprios do HotJava, mas também no Netscape.

Em 1996, a própria Sun Microsystems criou o grupo empresarial JavaSoft, um grupo voltado exclusivamente para o desenvolvimento tecnológico desta linguagem de programação.

Desde então, o Java foi da sua versão inicial JDK 1.0 até à Java 8 Atualização 291, que foi lançada a 20 de abril de 2021.

Não há dados concretos sobre o uso de Java, mas no início deste novo século, a sua presença foi contabilizada em cerca de 2.500 milhões de dispositivos tecnológicos e o seu domínio por parte de 4,5 milhões profissionais.

Hoje em dia, para empresas que procuram profissionais especializados em linguagens de programação, a sua presença num currículo continua altamente atrativa.

 

Porquê estudar Java?

A linguagem de programação Java nasceu como um complemento e ainda hoje é considerada uma das melhores aliadas em qualquer projeto digital.

Por esse motivo, centros especializados como a Tokio School promovem a sua aprendizagem em conjunto com outras linguagens como é o caso de Python.

O domínio de todas as linguagens de programação e o seu uso em conjunto, é o combo perfeito para o desenvolvimento de sites multiplataforma, arquitetura e funções web, bem como para a criação de todo o tipo de aplicações.

Atualmente, esses projetos são solicitados por empresas de todos os setores. Da mesma forma, que essas mesmas empresas precisam constantemente de novos profissionais que dominem Java e as mais diversas linguagens de programação para poderem cobrir todo o tipo de trabalhos. Por isso, aprender Java é abrir as portas a um mercado de trabalho que continua a crescer. Desde meados dos anos 90, altura em que Gosling e companhia o inventaram, até hoje esta linguagem de programação continua a empregar milhões de pessoas em todo o mundo.

A história do Java continua e, ao que tudo indica, parece que assim será por muito muito tempo. Aposta no teu futuro e especializa-te na linguagem preferida dos programadores!


Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Pode também estar interessado em...

Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Todas as formações em Tokio School incluem:

Desde 1.800 €

I.V.A. incluído

  • Formação 100% online
  • Más de 150 clases telepresenciales/mes
  • Masterclass complementares
  • Assessoria pedagógica
  • Formação em inglês
  • Estágio em empresas de referência
  • Tokio Net (alertas de emprego durante 5 anos)
  • E, além disso, 2 anos para concluires a tua formação

Descargar índice do programa