Tokio School | 07/07/2021
Python é a terceira linguagem de programação mais utilizada no mundo, mas como chegou a esse ponto? Para responder-te a isso, vamos revisitar toda a história do Python. Da primeira versão, lançada no final dos anos 80, até à última, que surgiu em 2020.
Se estás aqui é porque és um programador experiente ou porque estás interessado em saber mais sobre uma das linguagens de programação mais importantes do momento. Estás no lugar certo!
Python é uma linguagem simples, mas para dominá-la, precisas de estudar e especializar-te como programador Python. Queres saber mais? Não percas nenhum detalhe!
O Criador do Python: Conhece Guido Van Rossum
Guido Van Rossum foi o criador e responsável pela existência do Python. Trata-se de um informático de origem holandesa que foi responsável por projetar, pensar e definir todas as formas possíveis de evolução desta popular linguagem de programação.
Porque se chama Python? O nome desta linguagem de programação é uma homenagem aos Monty Python, um famoso grupo de comediantes britânicos.
No Natal de 1989, enquanto trabalhava num Centro de Pesquisa Holandês (CWI), Van Rossum, decidiu iniciar um novo hobby. Pensou em dar continuidade ao ABC, uma linguagem de programação desenvolvida no centro onde trabalhava.
ABC foi desenvolvido no início dos anos 80 como uma alternativa ao BASIC. É uma linguagem pensada para iniciantes devido à sua facilidade de aprendizagem e utilização. O seu código era compacto, mas legível.
Porém, o projeto não foi muito além devido às limitações de hardware da época, então Van Rossum decidiu dar uma segunda vida à sua ideia e a partir da base que já tinha, começou a trabalhar em Python.
História do Python: uma retrospetiva por todas as suas versões
A história do Python começa com Guido Van Rossum a iniciar o seu desenvolvimento em 1989 e a começar a implementá-lo em fevereiro de 1991, altura em que foi lançada a primeira versão pública: 0.9.0.
A versão 1.0 foi lançada em janeiro de 1994, a versão 2.0 foi lançada em outubro de 2000 e a versão 3.0 foi lançada em dezembro de 2008.
A primeira versão do Python já incluía classes com heranças, tratamento de exceções, funções e uma das suas características fundamentais: funcionamento modular. Isto permitiu que fosse uma linguagem muito mais limpa e acessível para pessoas com poucos conhecimentos de programação. Uma característica que permanece até hoje.
Até 2018, o desenvolvimento desta popular linguagem de programação era liderado pessoalmente por Van Rossum, mas ele decidiu afastar-se e, desde 2019, são cinco pessoas que decidem como evolui e se desenvolve Python. Um conselho que é renovado anualmente.
Quando foi lançada a primeira versão definitiva do Python, a popularidade desta nova linguagem de programação era tal que foi criado o comp.lang.python, um fórum de discussão Python que multiplicou ainda mais o seu número de utilizadores.
Versão 1.0
Python é uma linguagem de programação que Guido Van Rossum começou a desenvolver enquanto trabalhava no CWI, e foi este centro de pesquisa que, em 1995 lançou a versão 1.2 do Python. A partir daí, desvinculado do CWI, Van Rossum tornou o código ainda mais acessível e, no ano 2000, a equipa principal de developers Python mudou-se para a BeOpen.com formando a equipa BeOpen Python Labs.
Python 1.6.1 é exatamente igual ao 1.6, mas com alguns bugs corrigidos e uma nova licença compatível com GPL.
A versão 1.6 do Python teve alguns problemas com o seu tipo de licença até que a Free Software Foundation (FSF) conseguiu mudar Python para uma licença de Software Livre, o que o passou a tornar compatível com GPL.
Versão 2.0
Em outubro de 2000, foi publicada a segunda versão Python. Uma nova versão que incluía a geração de listas, uma das características mais importantes desta linguagem de programação.
Em 2001, foi criada a Python Software Foundation, que a partir do Python 2.1 possui todo o código, documentação e especificações da linguagem.
Além desta nova característica, esta nova versão do Python também incluiu um novo sistema, graças ao qual os programadores eram capaz de fazer referências cíclicas e, desta forma, Python poderia recolher o lixo dentro do código.
Versão 3.0
A última grande atualização na história do Python ocorreu em 2008 com o lançamento da versão 3.0, que veio solucionar as principais falhas no design desta linguagem de programação.
Embora Python mantenha a sua filosofia, nesta última versão, esta linguagem de programação acumulou formas novas e redundantes para programar o mesmo elemento. Daí a necessidade de novas versões que eliminem esses construtores duplicados.
Python 3.0 quebra a compatibilidade com as versões anteriores da linguagem, uma vez que o código do Python 2.x não deve ser executado necessariamente sem modificações no Python 3.0.
A última atualização da versão 3 do Python foi lançada em maio de 2021 e é a versão 3.9.5.
Torna-te num programador Python
Agora que já conheces toda a história do Python e muitas das características desta versátil linguagem de programação, de certeza que foste despertado pelo bichinho para descobrir todas as possibilidades que ela oferece.
Se estás à procura de uma boa formação, não precisas de continuar! Com o nosso curso de programador Python aprenderás tudo o que precisas de saber sobre esta linguagem de programação.
Na Tokio School somos especialistas na preparação de profissionais que queiram adquirir novas competências e manter-se sempre atualizados. Não penses mais! Pergunta-nos!
Nós formamos-te! Há muito mais para descobrir
Mais informação
Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.
"*" indica campos obrigatórios