O que é um programador Java?

Programação

Tokio School | 28/09/2021

Hoje, em dia o perfil profissional do programador Java tem imensa procura, pois representa uma especialização tecnológica que muitas empresas, principalmente empresas de desenvolvimento desejam ter na sua equipa de profissionais.

A linguagem de programação Java continua a ser uma das mais utilizadas no mundo, mas curiosamente, o número de profissionais especializados neste tipo de tecnologia digital não tem crescido na mesma proporção que a sua aplicação em projetos digitais.

Portanto, o programador Java está numa situação excelente. Tem uma especialização que poucos têm e enfrenta um mercado de trabalho, com ofertas que dificilmente podem ser atendidas. Ou seja, as hipóteses de não só encontrar um emprego, como também ser bem remunerado neste setor são muito altas.

Obviamente, primeiro deves obter o conhecimento apropriado para lidar com qualquer projeto Java. Por isso, a formação especializada é super importante para o domínio de uma linguagem de programação. Ainda para mais porque ela pode ser aplicada em tantos ambientes digitais.

 

O que Java faz um programador?

Um programador Java pode ter muitas responsabilidades, dependendo da empresa para a qual vai trabalhar, bem como do momento em que se encontra em relação aos projetos em desenvolvimento. 

Geralmente, uma das funções do programador Java é desenvolver novas aplicações nesta linguagem de programação. Aproveitando os seus recursos tecnológicos, ele poderá realizar projetos de quase todos os tipos, que mais tarde serão úteis tanto para a sua empresa como para os clientes.

Os projetos digitais estão em constante evolução, assim como as necessidades tecnológicas das empresas e dos utilizadores, por isso um programador Java também cria novas soluções multiplataforma.

No entanto, o setor é complicado, já que existem cada vez mais plataformas para trabalhar, mais sistemas operacionais e mais dispositivos tecnológicos. Um profissional especializado deverá ser capaz de realizar os seus projetos digitais, pensando em tudo isso e, que qualquer utilizador lhes possa aceder sem problemas.

Claro que, um profissional da programação Java também corrige problemas, sejam eles bugs de desenvolvimento anteriores, incompatibilidade com plataformas que foram atualizadas ou mesmo as melhorias que forem propostas e que precisem de ser implementadas ao longo do tempo.

Quer seja um developer original ou um profissional contratado posteriormente, ele deve ser capaz de dominar o Java para ser capaz de corrigir, melhorar ou estender o código utilizado sempre que necessário.

 

Que conhecimentos deves ter?

O perfil de um programador Java é o de um especialista em programação, e geralmente informática e/ou sistemas. É preferível que conheças outras linguagens de programação, pois poderás aproveitar essa experiência para uma aprendizagem mais rápida, bem como aproveitar uma combinação de bons recursos para qualquer projeto.

Quanto ao salário, vai depender sempre do local onde estiveres a trabalhar, do emprego que te for oferecido e da mesma forma, das responsabilidades que tiveres, o que costuma estar intimamente ligado à experiência profissional prévia.

Geralmente, o salário médio de um programador Java, segundo o site Glassdoor é de 1168€ mês, embora, como mencionámos, haja sempre exceções acima e abaixo desses limites.

Além disso, aprender Java não só te vai permitir encontrar trabalho como programador, mas também é uma especialidade que te pode ser útil numa posição de arquiteto de software, bem como se te dedicares a ser um consultor profissional de IT.

 

Quero ser programador Java: o que devo fazer?

Se o teu perfil de aluno se encaixa com requisitos desta linguagem de programação recomendamos-te que faças um curso de formação relacionado com a mesma.

O curso da Tokio School oferece-te muitas vantagens, já que num único programa, incluímos todos os conhecimentos necessários para te especializares profissionalmente em Java.

Além disso, oferecemos-te uma certificação própria, que valida o teu esforço como aluno e a tua capacidade competitiva no setor.

Estes são alguns dos motivos pelos quais é recomendado realizares a formação de programação Java num centro de tecnologias especializado.

A partir daí, podes pesquisar mais especializações ou até fazer certificações de maior reconhecimento. Por exemplo, o curso da Tokio School dá-te as bases formativas para te submeteres ao exame Oracle Certified Professional: Programmer Certification Overview (OCP).

Assim que o fase teórica terminar, vais poder provar a ti mesmo que és um verdadeiro programador Java e a melhor opção para isso é através de um estágio profissional. Ao passares tempo numa empresa, vais conseguir entender as dificuldades que os profissionais enfrentam no dia-a-dia.

Por outro lado, esta experiência dará um impulso imbatível ao teu currículo, já que as empresas que procuram profissionais como programadores Java tenderão a escolher aqueles candidatos que demonstrem já ter colocado os seus conhecimentos em prática noutras empresas do setor.


Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Pode também estar interessado em...

Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Todas as formações em Tokio School incluem:

Desde 1.800 €

I.V.A. incluído

  • Formação 100% online
  • Más de 150 clases telepresenciales/mes
  • Masterclass complementares
  • Assessoria pedagógica
  • Formação em inglês
  • Estágio em empresas de referência
  • Tokio Net (alertas de emprego durante 5 anos)
  • E, além disso, 2 anos para concluires a tua formação

Descargar índice do programa