O que são redes de computadores e para que servem

Redes informáticas

Ana Filipa | 11/12/2023

Imagina que estás sentado no teu computador em casa, a trabalhar num projeto importante. De repente, precisas de consultar uma informação que está no computador do teu colega de trabalho, que está no escritório. Como farias para aceder a essa informação?

A resposta é simples: precisas de uma rede de computadores.

As redes de computadores são sistemas que permitem a comunicação e a partilha de recursos entre dispositivos informáticos, como computadores, servidores, impressoras e telefones. São essenciais para a nossa vida moderna, pois permitem que nos conectemos com outras pessoas, acedamos a informações e compartilhemos arquivos.

Como funcionam as redes de computadores?

As redes de computadores funcionam através de um conjunto de regras, chamadas protocolos de comunicação. Esses protocolos definem como os dispositivos em rede se comunicam entre si.

Os protocolos de comunicação mais comuns são o TCP/IP e o UDP. O TCP/IP é um protocolo de comunicação orientado a conexão, o que significa que os dispositivos estabelecem uma conexão antes de começarem a trocar dados. O UDP é um protocolo de comunicação não orientado a conexão, o que significa que os dispositivos podem trocar dados sem terem que estabelecer uma conexão.

Aplicações das redes de computadores

As redes de computadores têm uma ampla gama de aplicações, incluindo:

  • Comunicação: as redes de computadores permitem que as pessoas se comuniquem entre si, independentemente da distância. São usadas para e-mail, telefone, videoconferência e outras formas de comunicação.
  • Partilha de recursos: permitem que os dispositivos compartilhem recursos, como impressoras, arquivos e armazenamento.
  • Entretenimento: são usadas para streaming de vídeo, jogos online e outras formas de entretenimento.
  • Negócios: são essenciais para os negócios, pois permitem que as empresas se conectem com clientes, fornecedores e parceiros.

Tipos de redes de computadores

As redes de computadores podem ser classificadas de várias formas. Uma das formas mais comuns de classificação é por tamanho.

  • Redes locais (LANs): as redes locais são redes que cobrem uma área relativamente pequena, como uma casa, um escritório ou uma escola.
  • Redes metropolitanas (MANs): as redes metropolitanas são redes que cobrem uma área maior do que uma LAN, mas menor do que uma WAN.
  • Redes de longa distância (WANs): são redes que cobrem uma área muito grande, como um país ou um continente.

Outra forma de classificar as redes de computadores é por tecnologia.

As redes de computadores podem ser classificadas por tecnologia de acordo com o meio de transmissão utilizado para conectar os dispositivos. As duas principais tecnologias de redes de computadores são:

  • Redes por cabo: as redes por cabo usam cabos para conectar os dispositivos. Os cabos mais comuns usados nestas redes são os cabos Ethernet, que são cabos de par trançado.
  • Redes sem fio: as redes sem fio usam ondas de rádio para conectar os dispositivos. As redes sem fio são cada vez mais populares, pois oferecem uma maior flexibilidade e mobilidade do que as redes por cabo.

Redes por cabo

As redes por cabo oferecem uma maior largura de banda e estabilidade do que as redes sem fio. São, portanto, a melhor opção para aplicações que requerem um alto desempenho, como jogos online e streaming de vídeo.

As redes por cabo também são mais seguras do que as redes sem fio, pois são mais difíceis de intercetar.

Redes sem fio

As redes sem fio oferecem uma maior flexibilidade e mobilidade do que as redes por cabo. São, assim, a melhor opção para aplicações que requerem que os dispositivos sejam portáteis, como laptops e smartphones.

As redes sem fio também são mais fáceis de instalar e configurar do que as redes por cabo.

A Tokio School e as redes de computadores

A Tokio School oferece um curso de redes CISCO que ensina os fundamentos da área.

O curso da Tokio School prepara os alunos para obter a certificação CCNA da CISCO, uma certificação reconhecida internacionalmente que comprova a competência em redes de computadores.

A certificação CCNA é uma excelente qualificação para quem quer trabalhar na área das redes de computadores e pode abrir as portas para uma variedade de oportunidades de emprego, em empresas de todos os tamanhos e setores.

As redes de computadores são uma parte essencial da nossa vida moderna já que permitem que nos conectemos com outras pessoas, aceder a informações e compartilhar ficheiros.

Se estás interessado em aprender mais sobre redes de computadores, a Tokio School é uma excelente opção. O curso da Tokio School é completo e abrangente, e prepara os alunos para obter a certificação CCNA, uma certificação reconhecida internacionalmente.


Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Pode também estar interessado em...

Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Todas as formações em Tokio School incluem:

Desde 1.800 €

I.V.A. incluído

  • Formação 100% online
  • Más de 150 clases telepresenciales/mes
  • Masterclass complementares
  • Assessoria pedagógica
  • Formação em inglês
  • Estágio em empresas de referência
  • Tokio Net (alertas de emprego durante 5 anos)
  • E, além disso, 2 anos para concluires a tua formação