Tokio School | 16/09/2021
Moves-te fluentemente nos árduos mares da programação, mas ao mesmo tempo tens dúvidas? Relaxa, é completamente normal. Hoje em dia existem centenas de linguagens de programação, por isso é totalmente compreensível que seja um pouco difícil escolher uma, e principalmente se fores novo no assunto. Porquê escolher a linguagem Python? Vamos dar-te razões muito boas, vais ver!
O que é Python?
Python é uma linguagem de programação cuja filosofia enfatiza a legibilidade do seu código. É uma linguagem de programação multiparadigma, pois suporta orientação a objetos, programação imperativa e, em menor escala, a programação funcional. É uma linguagem interpretada, dinâmica e multiplataforma.
A filosofia Python
Quando se trata de programação, existem uma série de princípios que tornam o Python especial, os quais foram descritos por seu criador, Tim Peters. O código que segue os princípios do Python é considerado “pythonico”.
- Belo é melhor do que feio.
- Explícito é melhor do que implícito.
- Simples é melhor que complexo.
- Complexo é melhor do que complicado.
- Plano é melhor do que aninhado.
- Disperso é melhor do que denso.
- A legibilidade conta.
- Casos especiais não são tão especiais a ponto de quebrar as regras.
- O prático supera o puro.
- Os erros nunca devem passar silenciosamente.
- A menos que tenham sido explicitamente silenciados.
- Diante da ambiguidade, rejeita a tentação de adivinhar.
- Deve haver uma – e de preferência apenas uma – maneira óbvia de fazer isso.
- Embora esse caminho possa não ser óbvio no início, a menos que sejas holandês.
- Agora é melhor do que nunca.
- Embora muitas vezes nunca seja melhor do que agora.
- Se a implementação for difícil de explicar, é uma má ideia.
- Se a implementação for fácil de explicar, pode ser uma boa ideia.
- Os namespaces são uma ótima ideia. Vamos fazer mais coisas dessas!
Aprende a programar com a linguagem Python
Se agora te estás a perguntar porque deves escolher a linguagem Python para programar, como mencionámos há algumas linhas atrás, vamos dar-te boas razões para que não tenhas dúvidas.
Simplicidade
Python foi desenvolvido a pensar nos programadores iniciantes, portanto, a sua sintaxe é muito fácil de aprender. Por exemplo, requer muito menos linhas de código para realizar certas tarefas básicas do que outras linguagens como Java ou C ++.
Código aberto
A linguagem Python é gratuita e de código aberto há mais de 20 anos. A licença pertence à Python Software Foundation License, uma organização sem fins lucrativos que permite a modificação do código e projetos derivados. É ainda possível começar a criar trabalhos de código-fonte não aberto a partir de outros projetos.
Popular
Além disso, a linguagem Python é muito popular em todo o mundo, razão pela qual milhares de bibliotecas, módulos, códigos e programas open source foram criados para que qualquer pessoa possa começar a programar.
Pygame é uma biblioteca open source para a criação de videojogos e aplicações multimédia, e é a par da Colorama, uma das livrarias favoritas do aluno. Ela permite exibir texto com diferentes fundos e cores para nos ajudar a criar um script apelativo de uma forma simples.
A comunidade Python é muito grande e ativa, o que é uma grande ajuda na hora encontrar informações e tirar dúvidas, seja em blogs ou em fóruns de programação há sempre alguém que sabe a resposta.
Multidisciplinar
A linguagem Python é conhecida pela sua ampla variedade de utilizações: desenvolvimento web, big data, inteligência artificial, programação de videojogos, finanças, blockchain… Esta grande riqueza permite-te escolher o setor que mais gostas e inscrever-te para um maior número de ofertas de emprego e futuros projetos.
Outra das virtudes da linguagem Python é que ela permite criar programas para diferentes plataformas e dispositivos. Programas desktop para Linux, Windows ou Mac, além de permitir o desenvolvimento de todo tipo de aplicações web e até jogos.
Características da linguagem Python
Aqui estão alguns dos destaques que caracterizam esta linguagem de programação:
Linguagem de uso geral
Não é orientada para um propósito específico, com Python podes criar páginas sem ter um alto conhecimento em Javascript e também podes fazer scripts ou softwares para Windows.
Multiparadigma
Existem diferentes paradigmas ou estilos de programação para os seus utilizadores, como a programação imperativa (com instruções de loop) ou a programação funcional (com módulos e funções).
Se não sabes nada sobre objetos, mas sabes escrever código usando métodos, podes perfeitamente usar Python, o que em outras linguagens é impossível.
Linguagem interpretada
Quando programamos em Python, não compilamos o código fonte para o código da máquina, mas existe um interpretador que executa o programa diretamente com base no código.
Multiplataforma
A linguagem Python permite ser utilizada em muitos dispositivos e sistemas operacionais, isto porque foram criados interpretadores para sistemas Unix, Linux, Windows e Mac Os.
É de tipo dinâmico
Quando declaramos uma variável, não é necessário dizer quais são os tipos de dados (se são int, string, float, etc.). A variável adapta-se ao que escrevemos quando o programa é executado.
Com o Python o objetivo é que a linguagem auxilie na criação de softwares, não tendo que lidar com peculiaridades da linguagem.
Deixamos aqui alguns programas famosos que foram criados com linguagem Python:
- Calibre: o melhor gestor de e-books para os utilizadores.
- GNU MailMan: um programa para gerir listas de discussão.
- BitTorrent: programa para partilhar arquivos torrent padrão.
- Odoo (antigo OpenERP): um ERP e muito mais para gestão empresarial, software livre.
- E claro, Python também é utilizado em sites conhecidos, como é o caso do YouTube, e software feito pela Google.
Se também desejas criar programas com linguagem Python, não desistas, podes começar do zero e amanhã vires a tornar-te o criador de um programa conhecido em todo o mundo. Liga-nos agora e reserva o teu lugar no Curso de Programação Python da Tokio!
Mais informação
Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.
"*" indica campos obrigatórios