Tokio School | 23/07/2021
Sabes qual o salário de um programador Python? O campo da programação, seja qual for a linguagem, está sempre em ascensão. No caso do Python, trata-se de um perfil profissional altamente requisitado por empresas do setor de tecnologia, em centros de pesquisa e até mesmo em universidades, para projetos de pesquisa em Inteligência Artificial e análise de dados.
É uma profissão que te obriga a estar em constante aprendizagem, já que de vez em quando surgem novas linguagens de programação, sistemas operacionais, métodos de programação ou atualizações que alteram os processos de trabalho. Portanto, se és um programador, é melhor especializar-te numa linguagem de programação, mesmo que tenhas noções de todas as outras.
Como já dissemos anteriormente, são as empresas do setor da tecnologia que mais procuram programadores e isso está associado a boas condições de trabalho. Neste artigo, vamos explicar tudo o que precisas de saber sobre o salário de um programador Python. Segue em frente!
O que é Python?
Python é uma espécie de canivete suíço para programadores: uma linguagem de programação veterana que está presente em muitos sistemas e dispositivos. Nascida no início dos anos 90, foi, a princípio, um hobby do engenheiro holandês Guido Van Rossum. Mas aos poucos foi-se transformando numa linguagem de programação muito utilizada.
Uma das razões para este sucesso é que se trata de um sistema open source que se destaca por ter um código legível e limpo. Duas características que o tornam uma das linguagens de programação ideais para começar.
Vamos deixar-te algumas das vantagens de aprender a programar em Python, e atenção que não são poucas:
- Simples e rápida. Esta linguagem simplifica muito a programação. É uma linguagem ótima para scripting.
- Elegante e flexível. Python oferece muitas facilidades ao programador, pois é facilmente legível e interpretável. É um código elegante e muito flexível. Utilizado em todo o tipo de trabalhos de programação.
- Programação produtiva. É fácil de aprender, tem uma curva de aprendizagem moderada. É fácil começar a programar e incentiva a produtividade.
- Organizado e limpo. É muito legível e os seus módulos são bem organizados. Isso torna a aprendizagem e o trabalho com Python muito mais confortável e acessível.
- Multiplataforma. É uma linguagem muito portátil e hoje em dia podemos usá-la praticamente em qualquer sistema. Pode até ser usada para programar videojogos, embora seja mais limitada do que C #
- Comunidade. Possui um grande número de utilizadores e a sua comunidade participa ativamente no desenvolvimento da linguagem.
Como se não bastasse, Python é também uma das linguagens de programação com mais perspetivas de futuro, graças à sua presença no campo educacional e ao seu uso em novas áreas de trabalho como:
- Big Data. Refere-se à possibilidade de explorar comercialmente uma grande quantidade de dados para criar novos serviços de negócios.
- Inteligência Artificial. Existem muitas aplicações da IA: robótica, gestão, controle, educação…
- Machine Learning. Uma das aplicações para a IA é a aprendizagem de máquinas de inteligência artificial através da identificação de padrões entre milhões de dados.
- Deep Learning. Dentro da IA, o Deep Learning está preocupado em emular a abordagem da aprendizagem que os seres humanos usam para obter certos tipos de conhecimento.
Salário do programador Python
Existem muitos motivos para aprender Python, mas certamente agora gostavas também de saber quais são as perspetivas de trabalho se te especializares nesta linguagem de programação. Desde já avisamos que, o salário do programador Python não é o mesmo para perfis júnior e sénior.
O que podemos dizer-te é a faixa salarial em que se movimentam esses perfis profissionais. Muito procurados pelas empresas de tecnologia e também no domínio da investigação e da educação, são profissionais que ganham entre 9898 e 15078 euros por ano. Vamos ver o que depende para estares abaixo ou acima nessa faixa salarial.
Salário do programador Python: Júnior
O programador de nível júnior é conhecido como um profissional em início de carreira e cujos anos de experiência na área da programação não ultrapassam os dois anos.
Para esse perfil, a faixa salarial varia de acordo com o local onde estiveres vai trabalhar. Quem trabalha numa empresa de Lisboa não cobra o mesmo que quem trabalha numa no Porto. De acordo com o site Job And Salary Aboard, o salário médio de um programador júnior é de € 1000 euros mês.
Salário do programador Python: Sénior
O Programador Python Sénior tem normalmente mais de 6 anos de experiência. Este é um perfil altamente valorizado e bem pago, já que também é responsável por formar as próximas gerações de programadores Python.
Tal como acontece com os perfis de Júnior, quem trabalha em Lisboa não cobra o mesmo que quem trabalha no Porto. Desta forma, podemos estabelecer uma faixa salarial que vai até aos € 2.500 mês.
Aprenda a programar em Python!
Como vês, o salário de um programador Python anda numa faixa económica que garante boas condições de trabalho. Além disso, com o tempo e a experiência, o teu salário como programador Python aumentará. Um trabalho bem pago e com boas perspetivas de futuro. O que tens a perder?
Esta é a tua oportunidade de te especializares numa das linguagens de programação com mais perspetivas futuras. É que Python é uma linguagem de programação madura, mas está em constante processo de evolução. Graças a uma grande comunidade de developers, vais encontrar imensa documentação.
No entanto, embora seja um código simples, é difícil de dominar, portanto, vais precisar de uma formação especializada. Na Tokio School somos experts e especialistas no ensino de novas tecnologias, programação e videojogos. Conta conosco!
Mais informação
Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.
"*" indica campos obrigatórios