Unreal Engine da Epic Games: a história do motor gráfico

Desenho de videojogos

Tokio School | 28/07/2021

Uma das ferramentas mais importantes para a criação de videojogos é o motor gráfico. O Unreal Engine da Epic Games é um dos mais versáteis e importantes desta indústria. E conforme as gerações passam, a indústria dos videojogos cresce cada vez mais. Temos aquelas pessoas que já jogavam, as que cresceram a jogar, e entretanto vão-se juntando os mais jovens. Portanto, não deves ficar surpreendido quando afirmamos que este é um setor cada vez mais importante.

No entanto, para satisfazer as aspirações dos jogadores são necessários profissionais que criem videojogos. Um deles podes ser tu! Mas para isso vais ter de estudar e especializar-te. Uma boa opção é fazê-lo em Unreal Engine da Epic Games. Vamos conhecer a sua história? Bem, continua a ler!

 

O que é Unreal Engine?

Atualmente, o Unreal Engine é um dos mais utilizados e populares motores de jogo. Pertence à Epic Games e o seu funcionamento é baseado na linguagem de programação C ++. A sua primeira versão foi lançada em 1998, embora só se tenha tornado numa ferramenta gratuita há poucos anos.

Unreal Engine é um ambiente de desenvolvimento que inclui todas as ferramentas necessárias para construir um jogo ou simulação. Algumas das suas funcionalidades são:

É um pacote totalmente gratuito e está disponível para qualquer utilizador que se queira aventurar a criar o seu próprio videojogo.

Como veremos um pouco mais à frente, só é necessário fazer pagamentos a partir de determinados benefícios.

Além disso, é uma ferramenta que, além de todas as suas funcionalidades, conta com atualizações regulares, correções de bugs e conteúdo criado pela comunidade. Algo que facilita muito a aprendizagem e prática com a ferramenta.

 

Utilizações do Unreal Engine

A sua principal utilização, como já deves ter adivinhado, é a criação de videojogos. No entanto, se decidires especializar-te em Unreal Engine da Epic Games poderás ter acesso a uma ferramenta com múltiplas funções e utilizações. Vamos ver algumas delas!

Estes são apenas alguns exemplos. Também podemos dizer-te que atualmente a NASA está usá-la para criar ambientes para treinar os seus futuros astronautas.

Unreal Engine: história e versões

O Unreal Engine é um motor gráfico que acompanha a indústria de videojogos desde 1998. Lançado pela Epic Games, foi o primeiro passo de um caminho que levou a empresa americana a tornar-se numa das mais importantes do setor.

Desde 1998, foram criadas 4 versões, que aos poucos foram ampliando as características deste motor gráfico. Uma maior capacidade de processamento de dados, renderização e melhoria de texturas, ao mesmo tempo que foram integradas novas funcionalidades.

Unreal Engine 1

A primeira geração do Unreal Engine integrava estas opções:

  • Renderização
  • Deteção de colisões
  • IA
  • Visibilidade
  • Opções para redes
  • Manipulação de arquivos do sistema

Era um motor muito completo para a época do seu lançamento. Graças a esta ferramenta, a Epic Games lançou o Unreal e o Unreal Tournament.

Unreal Engine 2

Em 2002, a Epic Games lançou a segunda versão do Unreal Engine. Uma versão que adicionou suporte para PlayStation 2, GameCube e Xbox. Nesta segunda versão, o desempenho foi melhorado e foi acrescentada física para veículos, um editor de sistemas de partículas e suporte para 64 bits em Unreal Tournament 2004.

Unreal Engine 3

Unreal Engine 3 foi lançado em 2006. Projetado para PC, com suporte para as versões mais recentes de DirectX e também com suporte para Xbox 360 e PlayStation 3. Nesta versão, foram acrescentados elementos como:

  • Técnicas avançadas como HDRR
  • Normal mapping
  • Sombras dinâmicas
  • PhysX
  • FaceFX

A Epic usou esta versão do motor para o videojogo Gears of War e Unreal Tournament 3. Anos mais tarde, uma versão melhorada do Unreal Engine 3 seria utilizada no desenvolvimento de Gears of War 2. Antes de ter pronta a quarta e última versão do Unreal Engine, em 2011, a Epic Games apresentou uma versão aprimorada do 3 para oferecer suporte ao desenvolvimento de jogos em PlayStation 4 e Xbox One.

Unreal Engine 4

A quarta e última versão disponível do Unreal Engine da Epic Games foi lançada em 2015. Junto com o anúncio, também foi especificado pela primeira vez que, o motor gráfico ira estar disponível gratuitamente para quem o desejasse. A única condição estabelecida pela Epic é que, se fosse um projeto comercial, a partir de 3.000 euros de lucro, a Epic Games ficaria com 5%.

Podes descarregar o motor gráfico e usá-lo para o desenvolvimento de videojogos, educação, arquitetura, visualização de realidade virtual, cinema e animação. Tim Sweeney

Desenvolvimento com Unreal Engine

A criação de um videojogo, como seguramente já sabes, é mais do que a ideia. Há muitos anos de trabalho por trás de qualquer título. Portanto, ter ferramentas que facilitem o trabalho dos designers e developers é um plus. Uma delas é o Unreal Engine, um motor gráfico graças ao qual, como vimos anteriormente, se podem desenhar e programar todos os elementos que vão constituir um jogo.

Unreal Engine: recursos e benefícios

Unreal Engine 4 é uma das ferramentas de design e programação de videojogos mais usadas no meio, é utilizada tanto por jogos triple A como por jogos indie. Certamente vai reconhecer alguns os exemplos abaixo:

  • – PlayerUnknown’s Battlegrounds
  • – Hellblade: Senua’s Sacrifice
  • – Gears of War
  • – Days Gone
  • – Street Fighter V.
  • – Final Fantasy VII Remake

É um motor gráfico muito versátil e com muitas possibilidades, mas se quiseres explorar todo o seu potencial, é melhor optares por um curso de formação que te permita dominar o Unreal Engine.

 

Forma-te como developer de videojogos

Os videojogos são uma das indústrias culturais mais importantes do mundo. Um setor que fatura milhões de euros por ano e que exige frequentemente novos profissionais especializados. Tu podes ser um deles! Só precisas de adquirir o conhecimento necessário para transformar a tua paixão numa profissão. E qual a a melhor forma de o fazer? Com a carreira profissional de criação de videojogos da Tokio School, claro.

Se optares pelo nosso curso, garantimos-te uma formação de qualidade comprovada. Além disso, a nossa formação em Programação de Videojogos com Unreal Engine é ministrada por alguns dos melhores profissionais e professores do setor. Uma formação que se adapta às tuas necessidades e circunstâncias pessoais. Inscreve-te agora!


Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Pode também estar interessado em...

Mais informação

Se chegaste até aqui é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que podemos ajudar-te. Resumidamente: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

"*" indica campos obrigatórios

Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Hidden
Este campo é para efeitos de validação e deve ser mantido inalterado.

Todas as formações em Tokio School incluem:

Desde 1.800 €

I.V.A. incluído

  • Formação 100% online
  • Más de 150 clases telepresenciales/mes
  • Masterclass complementares
  • Assessoria pedagógica
  • Formação em inglês
  • Estágio em empresas de referência
  • Tokio Net (alertas de emprego durante 5 anos)
  • E, além disso, 2 anos para concluires a tua formação

Descargar índice do programa