Curso 600h

Curso de Programação de Videojogos com Unreal Engine

Especializa-te num dos motores de videojogos mais conhecidos do mundo. Programa videojogos com Unreal Engine dos 0 aos 100! Inicia-te na linguagem de programação C++ e no sistema Blueprints.

E porque criar jogos pode ser apenas o início, esta formação inclui também um curso complementar de empreendedorismo direcionado para o setor tecnológico e digital, para que possas levar os teus projetos mais longe.

Programa do Curso de Programação de Videojogos com Unreal Engine

O que vais aprender?

Neste curso de Unreal Engine vais aprender a programar um videojogo por completo. Desde a linguagem de programação C++ e o sistema Blueprints, até fazer com que o teu projeto cumpra os standards de qualidade das melhores empresas. Conhece as novas ferramentas e serviços de Unreal Engine, um programa que não só te abrirá portas no setor dos videojogos, mas que também te oferecerá a possibilidade de experimentar outros, como a engenharia, a arquitetura ou o cinema.

Bloco 1
Bloco 2
Bloco 3
Bloco 4
Bloco 5
Bloco 6

Bloco 1: Primeiros passos

O que é o Unreal Engine?

Descobre o que é o Unreal Engine e como esta poderosa engine 3D é usada em videojogos, cinema, arquitetura e realidade virtual.

Introdução ao desenvolvimento do UE

Aprende os conceitos base do desenvolvimento com Unreal, incluindo o render em tempo real, essencial para criar experiências visuais imersivas.

Gestão de projetos

Explora as boas práticas na organização de projetos com controlo de versões, estrutura de ficheiros e preparação de ambientes colaborativos.

A interface de UE4

Familiariza-te com o Epic Launcher, cria o teu primeiro projeto e aprende a navegar pela interface do Unreal: mover, importar, renomear assets e ativar plugins essenciais.

Bloco 2: níveis

Níveis e templates

Aprende a utilizar os templates do Unreal Engine para acelerar a criação de ambientes e níveis de jogo com estrutura e conteúdos prontos a usar.

Prototipagem

Explora as ferramentas de prototipagem no Unreal, incluindo edição de geometria, iluminação básica e colocação de câmaras para testar ideias rapidamente.

Criação de níveis

Domina as técnicas avançadas de criação de mapas com landscapes, foliage, layers de dados, World Partition, streaming de níveis e otimização de mundos grandes.

Static Mesh

Compreende como funcionam os Static Meshes no Unreal, incluindo configurações de LOD, escala, orientação, sockets, Nanite e utilização eficiente de Instanced Meshes.

Bloco 3: A estética do videojogo

Texturas e UV

Aprende a trabalhar com imagens, UVs e texturas no Unreal Engine, focando na otimização, multiplexação e boa gestão de recursos visuais.

Materiais e UV

Descobre como criar materiais realistas e estilizados com o sistema PBR, instâncias, decals, funções de material e integração com blueprints.

Efeitos e partículas

Domina a criação de efeitos visuais com partículas, parâmetros dinâmicos e controlo via blueprints para dar vida aos teus jogos.

A iluminação

Explora os diferentes tipos de luzes no Unreal e aprende a usar as ferramentas de iluminação para criar atmosferas envolventes e realistas.

Bloco 4: Programação C++ e Blueprints

Introdução à programação

Compreende o fluxo lógico de um jogo no Unreal Engine, os eventos principais, debug, timelines e as diferenças entre Blueprints e C++.

Conhecer os blueprints

Explora os Blueprints em profundidade — desde variáveis, funções, casting e herança até à construção de lógicas interativas com interfaces e eventos personalizados.

Movimento

Aprende a implementar movimento realista com física no Unreal, utilizando coordenadas locais e globais, Delta Seconds e hierarquia de ossos.

Introdução à programação C++

Descobre os fundamentos do C++, as suas aplicações no desenvolvimento de jogos, os perfis profissionais ligados à linguagem e como lidar com erros comuns.

Bloco 5: Gameplay

O modo de jogo

Aprende como funciona o Game Mode no Unreal, incluindo o papel do Pawn, da personagem e dos sistemas de movimento no controlo do jogador.

Gameplay

Explora os elementos-chave da jogabilidade, desde o sistema de câmaras a power-ups, controlo de dano, níveis de dificuldade e funcionalidades multiplayer.

Animação

Domina a animação no Unreal com Skeletal Meshes, Metahumans, importação de animações, blueprints de animação, montagens, IK e rigging avançado.

Inteligência artificial (IA)

Implementa comportamentos de IA com Behavior Trees, BlackBoards, Pawn Sensing e sistemas de navegação para criar inimigos e NPCs realistas.

Bloco 6: Últimos passos e RV

Otimização e limpeza do projeto

Aprende a otimizar projetos com comandos de consola, viewmodes específicos e boas práticas de limpeza para garantir desempenho máximo.

Desenvolvimento móvel

Descobre como preparar projetos para Android, incluindo instalação e configuração do Android Studio e do Android NDK no Unreal Engine

Compilação e depuração

Ganha autonomia ao empacotar e testar o teu jogo em dispositivos reais, corrigindo erros antes da publicação final.

Distribuição

Aprende a gerar e aplicar chaves para proteger e preparar o teu projeto para distribuição segura em lojas de apps ou plataformas digitais.

Formação complementar de Scrum

Dá um boost às tuas competências com o curso complementar de Scrum incluído na tua formação. Descobre como aplicar a metodologia ágil mais usada no mundo da tecnologia e destaca-te em qualquer projeto ou equipa.

A metodologia de Tokio

Todos os nossos senseis transmitem as suas aulas em direto. E, se não puderes assistir, não há problema! As aulas ficarão gravadas e disponíveis na plataforma virtual.
Estaremos ao teu lado ao longo de toda a formação. Os nossos assessores pedagógicos vão ajudar-te a alcançar os teus objetivos (organização e motivação para tokiers!).
Especialistas reais no ativo que trabalharam em diversos tatamis (autênticos senseis!).
Adaptamo-nos a cada aluno fixando objetivos realistas que se ajustem às suas circunstâncias pessoais e às suas capacidades. O nosso modelo baseia-se numa aprendizagem “feita à medida”.

Professores do Curso de Programação de Videojogos com Unreal Engine

Os nossos senseis

Contamos com alguns dos melhores profissionais do setor da programação e do design de videojogos. Vão passar-te os seus conhecimentos e guiar-te com a sua sabedoria.

Na Tokio não somos de colocar medalhas...mas, se nos forem dadas usamos com orgulho!

Mejor Centro de Formación Especializada en Esports
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Se chegaste até aqui abaixo é porque temos algo que te interessa, certo? Claro que sim! Tu também nos interessas. Estamos ansiosos para poder chamar-te pelo teu nome, falar contigo, saber em que te podemos ajudar. Em resumo: gostaríamos (muito!) de te conhecer. Envia-nos uma mensagem. Entraremos em contacto contigo num piscar de olhos.

  • Responsável de Tratamento: EINSTEIN TRAINING, LDA

    Finalidade de tratamento: Gestão de consulta.

    Destinatários: Nenhum dado será transferido, exceto por obrigação legal. / Direitos: aceder, retificar e excluir os dados, bem como outros direitos, conforme o explicito na Política de Privacidade.

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FAQ

Criada pela Epic Games, Unreal Engine é uma das plataformas de criação 3D mais avançadas do mundo, e permite a criação de ambientes visuais fotorrealistas e experiências imersivas.


Este motor de desenvolvimento está cheio de possibilidades e permite programar com linguagem C ++ e Blueprints.


Podes começar a aprender a trabalhar com Unreal Engine através do nosso curso de Programação de Videojogos com Unreal Engine. Graças ao nosso método de ensino facilmente ficarás a dominar esta plataforma.


O Unreal Engine é usado para criar paisagens, ambientes interativos e realidade virtual em videojogos, mas não só, pois a NASA também usa este motor gráfico para criar ambientes para treinar futuros astronautas.


Com o Unreal Engine podes construir um jogo ou uma simulação, criar ambientes interativos e experiências completamente envolventes.


O Unreal Engine 4 é perfeito para iniciantes porque não requer conhecimentos avançados de programação (é baseado em nós e componentes, o que o torna mais fácil para aqueles que não são programadores, além de tornar muito rápida a prototipagem). Este sistema de Blueprints é muito semelhante à criação de fluxogramas e fornece a este motor gráfico uma ferramenta muito versátil e poderosa.


O Unreal Engine permite programação tanto em linguagem C ++ como em Blueprints.


Alguns dos jogos mais populares atualmente usam o Unreal Engine. Por exemplo: Gears of War 4, Final Fantasy VII Remake, Days Gone, A Hat in Time, Tekken 7, BioShock, LawBreakers, Street Fighter V, Kingdom Hearts 3 ou Sea of Thieves.


É uma formação extra e gratuita, disponível para todos os alunos, que complementa o teu curso principal com competências essenciais para criar e gerir o teu próprio negócio. Combina uma base sólida de conteúdos sobre empreendedorismo com um módulo adaptado à tua área de estudo, ajudando-te a transformar ideias em projetos reais e sustentáveis. No final, recebes um badge digital Credly, reconhecido internacionalmente, que comprova as tuas competências e valoriza o teu perfil profissional.


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Programação de Videojogos. Unity & Unreal Engine

Isto é tudo o que aprenderás no curso de programação de videojogos com Unity e Unreal. Ampliamos e/ou alteramos o programa com tudo aquilo que possa ser do interesse dos nossos tokiers.

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